LIDERANÇA E BEM ESTAR NA HOTELARIA INTERNACIONAL DE CINCO ESTRELAS – TESE DE DOUTORAMENTO EM LIVRO

Liderança e bem-estar: o caso da hotelaria de cinco estrelas no Algarve" de Fernando Messias, Col. Nexus, Editorial Novembro, a partir de dezembro nas livrarias.

Este livro teve como investigação-base o objetivo de compreender e descrever o bem-estar na hotelaria de cinco estrelas através da ação de chefias promotoras de bem-estar. Assente em metodologias quantitativas e qualitativas, analisaram-se vários fatores, tendo as palavras liderança e bem-estar sido as principais norteadoras das conclusões alcançadas, numa abordagem peremptória para a compreensão de ambos os conceitos e da sua importância enquanto processos de influência social – transversais a todas as organizações e essenciais à dinâmica relacional e diálogo entre líder e liderado –, bem como para a perceção de que a liderança promotora de bem-estar é um processo interpessoal, de transparência relacional e influência organizacional, orientado para o desempenho organizacional focalizado no autodesenvolvimento dos colaboradores.
Dada a singularidade da investigação, a importância que tem para os recursos humanos, seleção e nomeação de dirigentes hoteleiros e para o tema da liderança e do bem-estar organizacional, esta tese apresenta-se como um trabalho inédito na indústria do turismo – quer como industria multissectorial de particular importância para Portugal, quer como objeto de estudo e investigação – e na hotelaria internacional de cinco estrelas.